Os segredos para uma pele perfeita

Dermatologista ensina truques para uma pele saudável e bonita (Foto: Thinkstock)Dermatologista ensina truques para uma pele saudável e bonita
Expert em tratamento de pele, a Dra. Graça Silveira é autora do livro "Que pele!" e conversou sobre os problemas mais comuns. Desde como se livrar da oleosidade, até mitos e verdades, e truques para rejuvenescer, ela nos contou todos os segredos para ter uma pele do rosto bonita e saudável.

ROTINA PRECIOSA
A principal chave para conquistar uma pele perfeita está em quatro passos essenciais, que devem ser repetidos todos os dias: limpar, hidratar, proteger – com filtro solar – e tratar a pele. Sempre, é claro, utilizando produtos que sejam indicados para o seu tipo de pele.

MITO OU VERDADEDra. Graça ressaltou que é importante utilizar o protetor solar, ao contrário do que pode parecer, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Ela explica que a luz fria, do inverno, também pode manchar a pele, além da perigosa radiação ultravioleta que atinge a pele mesmo através das nuvens. "As pessoas tem essa falsa ideia de que quando está nublado não tem radiação ultravioleta e tem", diz.

XÔ, OLEOSIDADE
Se a sua pele é das oleosas, a dermatologista diz que é possível sim controlar o problema. Incluir a esfoliação na rotina é uma das maneiras mais simples. "A esfoliação é fundamental para turbinar a renovação celular", explica a doutora.

SEMPRE JOVEMEla recomenda que sejam incluídos alguns produtos depois dos 30, como os com retinóides – classe de substâncias que podem ser ou cosméticos ou medicamentos, dependendo do tipo de ação que você desejar. Aos 40, também é interessante acrescentar cosméticos com fatores de crescimento epidérmico ou peptídeos, que trazem firmeza à pele do rosto. Fique em alerta para os cremes que se dizem anti-idade. "Existe uma grande confusão do que é um creme anti-idade. O filtro solar é um produto anti-idade", diz a Dra. Graça. Mais importante do que o que está escrito na embalagem, é ficar atento à composição dos produtos.

Para um efeito mais eficaz, a dermatologista recomenda a busca por tratamentos de preenchimento, onde medicamentos e substâncias específicas são injetadas direto na pele.

FRIO VS. CALOR
Qualquer estação exige exatamente o mesmo cuidado com a pele, mas é importante levar alguns fatores em consideração. No intenso inverno, por exemplo, tome cuidado com as manchas de pele. A derme, também, costuma ficar mais seca durante o tempo frio. Já no calor, a pele passa a produzir mais de seu hidratante natural, o sebo. Para quem está pensando em investir em um tratamento no consultório, a doutora deixa a dica: "O frio sempre é bom para fazer procedimentos de consultório".

ATENÇÃO NA HORA DA COMPRAÉ fácil de se confundir com a quantidade de cosméticos que existe no mercado, hoje. Para nos ajudar, a Dra. Graça ensina como procurar o produto certo para sua pele, desde maquiagem até cremes hidratantes. No caso das peles oleosas, procure pelo princípio ativo ácido hialurônico, ou pelas palavras-chave 'oil-free' ou 'não comedogénico'. "Significa que não vai criar cravo, não vai entupir o poro", ensina ela. "Se você tem uma pele muito seca, princípios ativos emolientes, como a lanolina, óleo de palma". Para quem tem a pele muito sensível, vale investir em produtos hipoalergênicos.

Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos Empório Armani Online Beleza e modelos femininos Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Principais agencias de modelos Principais Grover-Fashion Agencias de Modelos do País Informações sobre agencias de modelos e modelos Fashionlines Modelos Masculinos Internacionais Eleitas as melhores agencias de modelos do Brasil Ranking das Melhores Agencias de modelos do Brasil